Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Oleiro e o Barro  |  Pr. Olavo Feijó

Jeremias 18:6 - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Ao dar Sua revelação, através do profeta Jeremias, o Senhor fala da soberania dos Seus projetos, usando a ilustração do oleiro. “... Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha Mao, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:6).

Nossa estrutura, como pessoa, foi planejada pelo Senhor para a concretização dos Seus projetos na terra. Paulo diz que cada um constrói sua casa, de acordo com a matéria prima que possui. Uns constroem com pedra, outros o fazem com ouro, enquanto alguns apenas edificam com palha. O Espírito nos confere diferentes dons, levando em conta nossa capacidade. Por isso, apesar de todos sermos parte do corpo de Cristo, cada um constitui um órgão diferente exatamente para exercer diferentes funções.

Ao se apresentar como o Oleiro, o Senhor declara Sua soberania como o projetista do papel que desempenhamos na vida. Isto quer dize que o oleiro não se submete às características e limitações do barro. O barro, entretanto, tem que se submeter ao desenho e à técnica do ceramista. A mesma qualidade de voz, dependendo do fonoaudiólogo, pode produzir um bom narrador, ou um bom vendedor, ou um bom aconselhador. O objetivo do texto de Jeremias é dizer a nós, o barro, que devemos nos submeter à vontade do Oleiro. Sem a modelagem do Senhor, nosso valor nunca irá acima do simples barro.