Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Ansiedade gera Depressão  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 12:25 - ¶ A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

O livro de Provérbios, dentre vários ensinamentos, nos ajuda em dois grandes males contemporâneos: ansiedade e depressão. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Provérbios 12:25).

Por que razão a ansiedade gera a depressão? O ansioso não consegue aceitar o ritmo natural das coisas. Tudo na vida segue um certo ritmo. O ansioso não se conforma com isto e teima em acelerar os processos. Aí, como a vida continua do jeito que ela é, a ansiedade leva à depressão: à irritação, à teimosia, ao cansaço.

Qual é a “palavra bondosa” da Bíblia que “anima” o deprimido? Pedro, ao escrever sobre esta questão, nos afirma: “O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns”. Ora, se o Senhor não demora, por que achamos que Ele demora? Porque não nos submetemos ao ritmo da eternidade do Senhor, para quem “um dia é como mil anos”. Quanto mais nosso coração se prende aos prazos humanos, mais o ritmo do Senhor nos angustia. Quanto mais nos concentramos na comunhão com o Senhor, mais as bênçãos do Senhor eterno vão fazendo sentido. O Senhor intervém quando chega a “plenitude dos tempos”. Quando permitimos vivenciar esta plenitude, a Palavra bondosa do Senhor nos anima.