Estudos bíblicos diáriosDevocionais
BUSCA POR DEVOCIONAIS
PALAVRA-CHAVE
AUTOR
TÍTULO
BASE BÍBLICA
DATA DE PUBLICAÇÃO
Entre
e
POR ORDEM ALFABÉTICA
A B C D E F G H I J K L M N
O P Q R S T U V W X Y Z #

Devocionais: Só Reter o Bom
Pr. Olavo Feij&#-15437;
 Gotas Bíblicas
Só Reter o Bom  |  Pr. Olavo Feijó

1 Tessalonicenses 5:21 - Examinai tudo. Retende o bem.

A Bíblia não sugere censura. Ela recomenda o discernimento. É o que o Apóstolo Paulo escreve aos Tessalonicenses: “Examinar tudo. Retende o que é bom” (I Tessalonicenses 5:21).

Para aquele que tem a responsabilidade de ensinar, é mais fácil proibir. Não leia. Não examine. Não faça. É uma forma de economizar tempo e energia. Esta postura, porém, se baseia num quase autoritarismo, cuja arma principal é o medo. Quando, entretanto, o perigo da punição se enfraquece ou desaparece, a proibição é enfrentada e desobedecida.

Ao encorajar o livre exame das coisas, Paulo acrescenta um conselho: o de reter o que é bom. Ao dizer isto, o Apóstolo sabia muito bem que estava orientando no sentido do discernimento. Do discernimento espiritual. Porque, entregues a nós mesmos, não temos normas seguras para avaliar as coisas. Cristo tem. Por isso, Paulo nos encoraja a termos “a mente de Cristo”: Sua visão espiritual, Seus valores, Sua submissão à vontade do Pai. Consequentemente, é importante não nos enganarmos. Sem a atitude de Cristo, certamente não saberemos reter o que é bom. Examinar tudo não significa guardar tudo. Voltando a Paulo, ele diz: “Depois que conheci a Cristo, tudo o mais considerei como esterco”. Reter a Cristo é reter o que é bom.