Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Um casamento abençoado por Deus  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 24:63 - E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.

Deus tem um plano para seus filhos! ==> www.cutt.ly/hCBQeH2

Um pouco antes de sua morte, Abraão pediu a seu servo Eliézer que voltasse à sua terra natal para ali buscar uma esposa para seu filho Isaque. A necessidade por trás do pedido girava em torno daquilo que Deus havia prometido: a descendência de Abraão abençoaria as famílias da terra. Isaque era o primeiro passo firme da concretização desse plano, mas o próprio Isaque também deveria gerar seus descendentes. A esposa de Isaque deveria ser uma moça da linhagem de Sem e não das filhas de Canaã. Abraão sabia que os descendentes de Sem eram abençoados por Deus e os de Cam, amaldiçoados.

Como um pai zeloso, Abraão queria manter Isaque unido ao povo de Deus, uma preocupação que deve ser a de cada um de nós que estamos criando filhos para o Senhor. A nossa lealdade com Deus nos pede que nos relacionamos com pessoas que possuem a mesma fé, o mesmo Senhor e os mesmos princípios que temos, para não sermos colocados em uma situação desconfortável em nossa unidade familiar. Namoro e casamento não deve ser encarado como estratégia de evangelização.

A história bíblica nos conta ao longo de Gênesis 24 que Eliézer, em oração e direcionado pelo Senhor, teve sucesso em encontrar uma esposa para Isaque. Ao longo da história da igreja, é comum que alguns comentaristas façam a analogia nesse episódio demonstrando por ele "o Espírito indo buscar uma esposa para Cristo", mas como afirmarmos anteriormente em outras mensagens, alegorias podem ser usadas quando a Bíblia autoriza seu uso e, nesse caso, a intenção do autor é simplesmente demonstrar o zelo de Abraão de buscar entre a descendência abençoada de Sem uma esposa para seu filho, a fim de que nada o tirasse dos caminhos da piedade, algo que ele deveria insistir por ser parte da linhagem da promessa. Quando Rebeca finalmente foi apresentada a Isaque, eles se uniram diante do Senhor e Isaque foi consolado após a morte de sua mãe.