Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Quando as bençãos ocupam o lugar de Deus  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 21:6 - E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.

Deus tem respostas para a sua vida ==> www.cutt.ly/hCBcAWM

Como demonstrado acima, a interpretação do texto em estudo tinha a finalidade de demonstrar o modo gracioso pelo qual Deus cumpriu Sua palavra a fim de abençoar toda a descendência espiritual de Abraão nos termos da aliança. Esse é o tema e essa é a mensagem que a Escritura quis transmitir.

Alegorizar a Bíblia é um terreno perigoso, porque a alegoria é alimentada pela criatividade e por isso, ela não tem limites no que pode criar. Não perca seu tempo pensando no que significa espiritualmente o "rachar a lenha", "acordar de madrugada", isso é uma péssima hermenêutica e sempre resultará em falhas de interpretação. Só devemos alegorizar o que a Bíblia autorize que alegorizemos.

O que Deus quis que entendêssemos é que a promessa da redenção seguirá seu curso com Isaque e que, assim como seu pai, ele precisará desenvolver sua fé pessoal no Senhor para cumprir a natureza do seu chamado.

Mas é inevitável pensarmos porque o teste de fé de Abraão envolveu o sacrifício do seu filho amado. Eu meditei no texto até chegar a uma aplicação possível dessa história para nós. Assim como Abraão, nós recebemos de Deus a promessa de salvação e como ele, usufruímos de todas as bençãos advindas dessa união com Nosso Senhor. Não podemos, contudo, fazer das bençãos nossa fonte de alegria, algo que aparentemente Abraão e Sara fizeram quando Isaque chegou.