Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Deus proverá para si o Cordeiro  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 22:14 - E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

Deus tem provisão para a sua vida ==> www.cutt.ly/hCBcAWM

Abraão estava moído internamente pela iminente morte de seu filho, mas ele conservava viva a sua fé de que Deus poderia, inclusive, ressuscitá-lo dentro os mortos. É provavel que as palavras de Gn 21.12 fossem uma fonte permanente de consolação para ele, uma vez que as promessas do Senhor não poderiam falhar. Em suas palavras de fé, Abraão afirma: "Deus proverá para si o cordeiro". Poderia ser Isaque, poderia ser um animal, mas o importante era que a ordem expressa de Deus fosse obedecida!

É provável que Isaque pudesse resistir ao plano do seu pai, mas ele não o fez. Não há na Bíblia nenhum registro sobre isso, mas a obra "História dos Hebreus", de Flávio Josefo, relata que o rapaz, de comum acordo aceitou o que Deus havia revelado. Quando Abraão está prestes a imolar Isaque, O Anjo do Senhor o impede de concluir o sacrifício. Deus reconheceu a excelência da fé de Abraão, que não foi expressa apenas por palavras, mas por atos de obediência.

A resposta de Deus ao seu servo é sublime: nenhum ferimento é feito em Isaque, nenhuma gota de sangue dele é derramada e o animal para o sacrifício está preparado para ser colocado no lugar do menino! A obediência de Abraão selou sua jornada de fé e agora preparou o cenário para que a história da redenção fosse continuada na pessoa de Isaque. Porque Abrãao obedeceu a voz de Deus, ele garantiu a benção para seu filho e para toda a sua descendêcia!

Ao ofererecer seu único filho ao Senhor, Abraão demonstrou que a fé em Deus exige sacrifício e completa dedicação. Ao testemunhar o animal substitutivo para o sacrifício, ele reconheceu que para cumprir os termos da aliança, "o Senhor proverá para si o Cordeiro".