Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Um sinal chamado circuncisão  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 17:11 - E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.

Deus quer fazer um sinal no seu coração! Assista ==> www.cutt.ly/iZ0gXDq

As palavras da promessa envolviam uma descendência numerosa para Abrão (Gn 17.2), que fariam dele pai de muitas nações (Gn 17.4) e que até mesmo reis estariam entre os seus descendentes (Gn 17.6), sendo que o próprio Deus assume a responsabilidade de ser o Senhor de sua descendência (Gn 17.7). Abrão recebe um novo nome, que o posiciona com mais clareza em sua vocação. O agora chamado "Abraão" deveria receber um sinal de sua participação nessa aliança.

Esta marca na carne fazia sentido para 'exemplificar' a vida vocacional que Abrão e seus descendentes deveriam viver. A circuncisão era a remoção do excesso de pele do prepúcio masculino, um corte feito naquilo que o homem considera a sua maior glória. O sentido dessa marca lembrava cada membro da aliança de algumas verdades, que enumero:

A vida de fé é sacrificial. A fé que justifica sempre deve estar acompanhadas de obras que glorificam a Deus e que muitas vezes "machucarão" nosso ego e orgulho. Quem anda com Deus deve objetivar a perfeição e lutar por ela. Vivemos dias em que os cristãos querem um cristianismo sem cruz, uma adoração a Deus sem sacrifícios e comunhão com o Espírito sem leitura bíblica e oração. O cristianismo não é uma religião para deixar a gente confortável, é uma fé para mortificar nossa carne e o pecado que tenta nos governar.

A glória do homem deve ser ferida para que este seja capaz de render glórias a Deus. Nós, cristãos reformados, rejeitamos a participação do homem na mecânica de salvação porque isto sempre dividirá a glória entre o homem e o Criador. Ao se revelar a Abrão, Ele afirmou ser o Todo Poderoso, o que significa que Ele não precisa de ninguém para cumprir seus propósitos soberanos. Deus salva os homens que Ele escolheu e garante a salvação deles do princípio ao fim. A glória da salvação pertemce somente a Ele!

Toda aliança bíblica tem uma marca de sangue! Lembre-se do animal sacrificado no jardim do Éden, a oferta cruenta de Abel, o sacrifício feito por Noé ao sair da arca, o pacto firmado com Abrão e agora a circuncisão. Toda aliança de Deus com os homens sempre envolverá sangue derramado!