Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Deus quer fazer as coisas do seu jeito!  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gálatas 3:6 - ¶ Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Deus quer firmar uma aliança com você! ==> www.cutt.ly/cZ0aLCN

A questão é que Abrão estava tão desanimado que ele já havia traçado um plano para dar uma "ajudinha" para Deus. Nós já lemos que ele havia designado que o seu servo Eliézer haveria de herdar toda a sua herança. Mas a promessa feita por Deus falava de uma "semente" e isso significa que o herdeiro seria alguém gerado por ele. Abrão cometeria um grave erro se tentasse "ajudar" Deus no cumprimento de sua promessa (algo que ele fará algum tempo depois e pretendo falar sobre isso na próxima reflexão).

É claro que aqui cabe uma importante reflexão pastoral. Nós somos especialistas em tentar ajudar Deus a nos salvar. Temos profundas dificuldades em reconhecer que a salvação é obra da graça de Deus do começo ao fim. Confundimos justificação com santificação. Queremos forçar pessoas a serem como nós ao invés de confiarmos que o evangelho fará o que ele se propõe a fazer. Tomamos decisões precipitadas, nos desconectamos da comunidade cristã, fazemos escolhas pouco nobres e vamos aos poucos causando agravos cada vez mais sérios na vida que Deus deu de presente para nós. Precisamos com humildade abraçar a graça de Cristo e crescer nela junto com aqueles que, como nós, foram eficazmente alcançados por Jesus.

Deus sabiamente aquieta o coração de Abrão. Deus não quer fazer as coisas do jeito do seu servo, Ele vai fazer as coisas do seu jeito. Ele então leva Abrão para fora e pede que ele fixe os olhos nas estrelas. Era uma forma de desenhar no coração do patriarca a natureza da Sua promessa. Abrão estava preocupado se teria um único descendente, mas Deus já havia enxergado milhões de pessoas que seriam abençoadas pela promessa que Ele havia lhe feito. O resultado disso foi espetacular: Abrão venceu a descrença e acreditou na promessa de Deus. E isso lhe foi creditado como justiça, que significa que pelo fato de Abrão ter confiado em Deus, o próprio Deus o declarou sem culpa diante dEle.