Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Babel e a rebelião do coração humano  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 11:4 - E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

Você tem edificado para si mesmo ou para Deus? ==> www.cutt.ly/eKk44KY

O primeiro grande empreendimento de Ninrode foi estabelecer uma cidade centro onde seus ideais pudessem ser propagados. Eles se deslocaram até uma planície em Sinar e ali, iniciaram a construção de uma cidade e de uma torre. Utilizando-se de alta tecnologia para a época (eles foram os primeiros a queimar tijolos e usá-los para edificação), seu trabalho coordenado possibilitava uma rápida e efetiva expansão.

O povo unido, trabalhando e cooperando entre si, alta tecnologia envolvida, o que podia dar errado? A Bíblia nos responde essa pergunta: Além da clara desobediência à ordem de Deus de se espalharem e ocuparem a terra, o desejo desses homens era o de perpetuarem os seus nomes, se tornando famosos. Deus não olha apenas o resultado de nossas ações, mas principalmente a motivação por trás de cada decisão ou aspiração.

O problema do ser humano reside na obstinação do seu coração depravado. Sua rebeldia a Deus sempre o levará a considerar como puro aquilo que Deus rejeita. É exatamente isso que acontece quando pecadores se organizam e se únem em prol de um ideal comum.

Babel sinalizava um ponto na história humana de ampla e aberta oposição contra a vontade de Deus. Vocês se lembram quue Caim edificou uma cidade e deu a ela o nome de seu filho (Gn 4.17), estes homens estavam indo além, edificando uma cidade e uma torre, para que seus nomes fossem perpetuados. O pecado deforma nosso senso de prioridades, macula nossos princípios e a nossa capacidade de enxergamos o mundo como Deus o enxerga! Devemos glorificar a Deus e não a nós mesmos! Devemos distribuir caridade e não concentrarmos poder. Devemos fazer a vontade dEle e não a nossa. Nós pelejamos pelo Reino Celestial e não por impérios terrestres.