Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O surgimento das Nações  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 9:1 - ¶ E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Você tem edificado para si mesmo ou para Deus? ==> www.cutt.ly/eKk44KY

Quando Noé e sua família saíram da arca, Eles ouviram a voz de Deus os comissionando para darem continuidade em seu plano envolvendo a raça humana. Essas palavras compõe o que os teólogos chamam de aliança noética, um dos desdobramentos do pacto de graça que Deus firmou com seu povo através de Cristo. Irei me concentrar somente nos primeiros termos da aliança, porque são eles que importam para nossa reflexão de hoje!

E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Gênesis 9:1

Como parte da aliança, a descendência de Noé deveria frutificar, se multiplicar e encher a terra, isto é, gerarem filhos e se espalharem por todo o globo terrestre. Em Gênesis 10 e na segunda porção de Gênesis 11, vemos o desdobramento disso, quando Moisés cuidadosamente registra a descendência dos três filhos de Noé e as nações que vieram deles. Vejamos!

Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio. Gênesis 10:1

Nestes versiculos, são registradas as origens de 70 ou 72 nações (dependendo da origem dos manuscritos). A intenção do autor é demonstrar que toda a humanidade descende de um mesmo tronco e por isso, até esse momento, todos possuíam a mesma origem e a mesma linguagem. Jesus parece ter se inspirado nesse número quando comissionou um segundo grupo de discípulos que iria adiante dele anunciando o evangelho pelas cidades que ele ainda iria visitar.

Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. Lucas 10:1

Saber que todos temos a mesma origem deveria derrubar qualquer tentativa de se criarem barreiras entre nós!