Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Cristo é o nosso Caminho  |  Pr. Olavo Feijó

João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Minha mãe costumava dizer: "A inveja matou Caim". Eu, que frequentava assiduamente a Escola Dominical, no dia que minha professora nos ensinou sobre os irmãos Caim e Abel, achei que havia algo trocado na citação que minha mãe fazia. O texto impresso do livro de Gênesis descrevia a morte de Abel e, não, a morte de Caim...

Quando chegue à adolescência e levei minha dúvida para a professora da minha classe bíblica, aprendi sobre o poder destruidor do sentimento de culpa. Nunca havia descanso emocional para Caim. Diz o texto sagrado que Caim virou andarilho "na terra de Node" (Gênesis 4:16). A palavra "Node", em hebraico, tem semelhança com o termo "andarilho": caminhante sem rumo, sem esperança, sem paz.

Bem-aventurados somos nós que nos entregamos ao Cristo. Quando Tomé demonstrou sua preocupação quanto ao caminho, "Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida - ninguém pode chegar até o Pai a não ser por Mim" (João 14:6). Pelo fato de encarnar "o caminho" Cristo nos ensinou qualidade espiritual do nosso comportamento. "Vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem" (Mateus 7:20).