Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O valor do exercício espiritual  |  Pr. Olavo Feijó

1 Timóteo 4:8 - Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

Paulo tratava Timóteo como seu filho espiritual: "Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por ordem de Deus, o nosso Salvador e de Cristo Jesus, a nossa esperança, escrevo a você, Timóteo, meu verdadeiro filho na fé" (I Timóteo 1:1-2).

O apóstolo Paulo se propôs a ajudar na vida cristã de Timóteo, descrevendo a diferença entre os exercícios físicos e os exercícios espirituais - "Para progredir, na vivência da vida eterna, faça sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo, porque o seu resultado é a vida, tanto agora, como no futuro (I Timóteo 4:7-8).

Nossos exercícios espirituais são constituídos de, pelo menos, duas práticas: 1. estudo bíblico; 2. oração. Quanto mais estudamos as Escrituras Sagradas, mais alimentamos nossa comunhão com Cristo Jesus. Além disso, descobrimos que, quando oramos, abrimos nossa alma pra aquilo que o Senhor planeja nos ensinar. Eis, então, a ginástica que a Bíblia nos propõe: oração e estudo das Sagradas Escrituras.