Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Enoque, um homem sensacional!  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Hebreus 11:5 - Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Você precisa andar com Deus! www.cutt.ly/VGFnTuB

Escondido na linhagem de Sete, Enoque é um personagem cuja história brilha em meio a genealogia ali apresentada. Em Gênesis 5, há uma espécie de padrão de escrita, onde é apresentado o nome de cada personagem, é dito com quantos anos ele teve seu primeiro filho e com quantos anos morreu. Contudo, no registro a respeito de Enoque, há uma singular diferença, um raio de esperança vivo, que convida a todos os seres humanos a andarem na presença de Deus.

Enoque era filho de Jarede, que o teve ao completar 162 anos. Diferente do pai, Enoque teve seu filho Matusalém com "apenas" 65 anos (algo peculiar nessa linhagem piedosa). Ele foi o sétimo depois de Adão (Jd 14). No texto bíblico, há uma importante afirmação a seu respeito, dizendo que ele "andou com Deus" (Gn 5.22,24). Essa caminhada com Deus parece ter sido iniciada quando seu filho nasceu, e ela foi persistente por longos 300 anos, até que algo inédito aconteceu: as portas do Seol não receberam Enoque, que foi trasladado diretamente à presença de Deus.

Isso foi confirmado no livro de Hebreus, que afirma que por causa de sua fé, ele foi trasladado para não ver a morte, porque alcançou o testemunho de que agradara a Deus. Sua caminhada de fé foi em um nível além da piedade. Ele não parecia agradar ao Criador, Ele o agradou de verdade e por isso Deus o tomou para si!

Nessa caminhada íntima com Deus, o próprio Senhor partilhou com ele visões espirituais do futuro. Há na literatura apocalíptica judaica escritos atribuídos à Enoque, contando a respeito de sonhos e visões que ele teve. Li uma parte do seu escrito mais conhecido e, embora ele não seja considerado canônico pela igreja, um único fragmento desse escrito foi selecionado pelo apóstolo Judas e incluído em sua epístola, o qual pode ser lido nos versos 14 e 15. Em suas palavras, Enoque profere juízo contra aqueles que vivem na impiedade e se levantam contra o conhecimento de Deus!