Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Quando o pecado toma conta de um coração!  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 4:19 - ¶ E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

Deus tem bençãos enormes para sua vida! Saiba mais aqui ==> www.cutt.ly/xGhIUQ9

Gênesis capítulo 4 mostra que Caim "caiu" no engano do pecado, contudo, Lameque deleitou-se em toda forma de transgressão. A cada nova geração na humanidade, os homens pioravam seu estado de alienação de Deus. Vejamos o quão mergulhado no pecado esse homem estava:

Ele tomou para si duas mulheres, sendo o primeiro polígamo da história (Gn 4.19). Conforme já mencionei na mensagem da semana anterior, Deus deteminou o casamento monogâmico, mas Lameque ousou ter para si simultaneamente duas mulheres. O pecado sempre resultará em flexibilização da moral sexual e quanto mais pecaminosa for uma sociedade, mais ela flexibilizará sua visão ética da sexualidade.

Além disso, Lameque perverteu a visão vocacional do casamento, fazendo de suas mulheres "propriedades" pessoais suas (Gn 4.23). Uma sociedade que se afasta de Deus ou produzirá homens que tratam mulheres como objetos ou, ainda pior, gerará homens frouxos que não assumem seus papéis e nem o chamado vocacional para amarem suas mulheres como Cristo ama a Igreja (Ef 4.25).

Por fim, Lameque passou a matar seres humanos de forma fútil, adotando a violência como forma de gerir seus problemas de relacionamento. Embora a legitima defesa seja biblicamente ordenada (Ex 22.2) e a Bíblia atribua ao estado o dever de tratar com espada aqueles que transtornam a ordem social (Rm 13.3,4), cristãos devem sempre que possível, optar pelo caminho da não violência, para dessa forma demonstrar a glória do evangelho que receberam (Rm 12.19-21).

Com estas palavras, deseja sinceramente encorajá-lo a não ser como o primeiro Lameque, que amou o presente século e entregou-se a uma vida profana, repleta de pecados, deixando uma marca negativa em sua geração e sendo um claro objeto da ira de Deus. Deus tem coisas melhores pra gente!