Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Não seja como Caim...  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 João 3:12 - Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

Essa foi uma das mais importantes mensagens que já preguei! Assistam ==> www.cutt.ly/QFtRoUZ

Ao ter o seu culto reprovado, Caim ficou transtornado (Gn 4.5) e furioso (Gn 4.6). Não há um traço de arrependimento ou alguma palavra dirigida a Deus buscando um discernimento humilde, misericórdia e perdão. Caim queria de alguma forma obter os mesmos méritos de seu irmão, sem contudo expressar a mesma fé e devoção. Piedade não pode ser imitada ou mimetizada. Ou você é adorador ou não é. Ou foi salvos dos seus pecados ou permanece escravo dele. Ou serve a Deus ou ao diabo. Não existe meio termo!

Perceba claramente que Caim simbolizava a justiça própria; já Abel, a justificação pela fé. Enquanto um queria ser aceito porque, em sua cabeça, merecia ser aceito, o outro buscou pela fé a reconciliação com Deus mediante o sangue derramado, porque tinha consciência de sua fraqueza e do seu pecado. Tem diferença!

Pobre Caim, que tinha o coração embriagado pelo próprio maligno. O mesmo orgulho, a mesma obstinação, a mesma rebeldia vista em Satanás era evidente em sua conduta. Este é o caminho que devemos evitar, à luz de Judas 11, e a atitude que não podemos ter, à luz de 1 João 3.12.

Não seja como Caim...