Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Profeta profissional?  |  Pr. Olavo Feijó

Miquéias 3:11 - Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

O sistema adotado pelo povo de Jeová era a teocracia: a forma de governo que dependia dos profetas para resolver seus problemas públicos e particulares. Na sociedade teocrática, então, não obedecer ao comando dos sacerdotes e profetas era considerado uma ofensa pessoal aos representantes de Jeová.

Acontecia, porém, que nem todos os profetas levavam a sério as suas responsabilidades religiosas. E isso ocorria principalmente quando os filhos dos religiosos, por causa dos seus laços familiares, obtinham vários tipos de benefícios pessoais, desrespeitando a vida espiritual da comunidade (Miquéias 3:11).

Ser pregador do Evangelho deve ser a postura daquele que abandona sua sabedoria humana e, por respeito à vocação divina, prega a Revelação feita pelo Cristo, conforme nos revela a Escritura: "É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos" (I Coríntios 1:30).