Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Quem habitará no tabernáculo do Senhor?  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Salmos 15:1 - ¶ [Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Uma palavra confrontadora ao seu coração ==> www.cutt.ly/PTK8Qir

O primeiro erro que podemos cometer ao ler um texto bíblico é igualá-lo com os atuais manuais de auto-ajuda modernos. Neste caso em particular, o salmo 15 parece, em uma leitura superficial, um passo a passo para obtermos sucesso. Sua sucessão de conselhos éticos e morais para se obter uma vida inabalável parece casar com aquilo que os coachs tem ensinado em seus seminários milionários. A Bíblia, contudo, não é um livro de fórmulas mágicas e receitas de sucesso, ela é um conglomerado de escritos que visa unicamente desvendar o que Deus fez desde a eternidade passada para resgatar para si o povo que Ele escolheu. Por isso, reduzir a leitura bíblica a um moralismo morto, desconectado da realidade e sem uma observação de todo o contexto do restante das Escrituras reduzirá e muito o impacto de sua mensagem.

Eu afirmo isso porque, num primeiro momento, um homem maduro, seja ele cristão ou não, pode ler esse salmo e se enxergar nele. Integridade, justiça, verdade, honra e misericórdia, embora sejam temas que tenham nascido na ética judaico-cristã, fazem parte de qualquer código moral da sociedade atual. Então, quando estamos carregados de mérito, de autojustiça e desconhecemos a escuridão de nosso próprio coração, podemos pensar que o simples fato de remetermos a esses princípios seria o bastante para resolvermos nossas pendências com Deus. O pecado tem essa incrível capacidade de maquiar o quão maligno é o nosso coração e ele faz isso travestindo nossa natural inclinação para o ego de virtude e até mesmo de religiosidade. A maior parte daqueles que não professam a fé em Deus se escondem dessa forma: "eu não preciso de Deus, ou de uma religião, para fazer o que é certo". E aqui reside o ponto onde precisamos entender o que de fato o salmista queria transmitir.