Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O Pai nos encontrará  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Lucas 15:9 - E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

Assista uma mensagem sobre esse tema aqui ==> www.cutt.ly/JEdO33N

Observe no texto o procedimento da mulher para encontrar a dracma perdida. Ela percebe que está faltando uma moeda. Ela acende a candeia. Varre a casa. Procura diligentemente, até encontrar o que havia perdido. Percebo aqui uma interessante alegoria sobre o que o Senhor fez para nos resgatar. Veja só:

A mulher sabe que falta uma moeda. Deus sabe, também, aqueles que são dele e estão perdidos. A Escritura afirma que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo (Ef 1.4). Os nomes que constam no livro da vida são conhecidos antes da criação (Ap 13.8). Deus sabe os que são dEle, e Ele os encontrará! É papel do Pai atrair as pessoas até Jesus.

A mulher acende a candeia para localizar a moeda. Aqui, observo a obra o Espírito Santo em iluminar o pecador, esclarecendo-o do seu estado de perdição. Segundo o Senhor Jesus, o Consolador convencerá o mundo (o homem perdido) do pecado (Jo 16.8). Nenhum pecador pode entender a mensagem da salvação sem que essa candeia o ilumine. O Espírito ilumina o homem e lhe presenteia também com a fé para cre no Salvador (Ef 2.8).

Na parábola, a mulher, além de acender a candeia, também varre a casa. Diferentes intérpretes tem dado diversas explicações para esse aspecto da parábola. Na minha alegoria, entendo que varrer "é limpar, tornar limpo". Para a moeda ser achada, a casa tem que ser limpa. Como uma vassoura nos tempos bíblicos era feita com um cabo rústico de madeira, isso me mostra a obra de Cristo cruz. O que ele fez pode salvar todo tipo de gente mas é eficaz somente na vida dos que crêem.

Vejo também que a mulher procurou diligentemente a dracma, até encontrá-la. Deus predestinou seu povo a salvação (Rm 8.29,30; Ef 1.5). E por seu divino decreto, Ele alcançará e resgatará todos aqueles que são dele. Não é possível escaparmos das garras dessa maravilhosa graça. O Pai nos encontrará!