Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Deus encontrará aquele que se perdeu!  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Lucas 15:9 - E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

Assista uma mensagem sobre esse tema aqui ==> www.cutt.ly/JEdO33N

O segundo ponto que observo é que a moeda precisava ser encontrada. Na parábola, ela está perdida dentro da casa. Mas, como é apenas um objeto inanimado, ela não tem consciência disso. As casas das aldeias israelitas não tinham janelas. O que haviam eram pequenas frestas por onde entrava a luz do sol. O interior dessas casas, portanto, era bastante escuro (por isso, a mulher acende a candeia para procurar a moeda). O homem sem Deus vive na escuridão. Ele precisa ser iluminado pela luz celestial para ser encontrado.

O terceiro ponto interessante da parábola é que a moeda é de prata. Esse elemento na Bíblia Sagrada tem duas simbologias conhecidas. Ele representa a humanidade (em contraste com o ouro, que simboliza a divindade) e também a redenção. Para se pagar um preço de resgate eram utilizadas moedas de prata (Nm 18.16, Lv 5.15, 1 Pe 1.18,19). Esses dois símbolos se referem, precisamente, ao que Cristo fez: Ele amou aqueles que o Pai escolheu e pagou o preço do resgate deles com o seu próprio sangue, que foi vertido na cruz do Calvário.

Um quarto ponto a ser notado é que a mulher procura a moeda até encontrá-la. Ela não desiste de achar aquilo que lhe pertence, empregando todos os meios para recuperar a dracma. O Deus da Bíblia não tem seus planos frustrados. Ele afirmou:

"Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer? " (Is 43:13).