Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Deus retira sua sentença  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Jonas 3:10 - E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

Lições que aprendi com o novo filme da Mulher Maravilha ==> www.cutt.ly/cQabY9H

A conversão dos ninivitas causou o efeito esperado e, como previu Jonas (Jn 4.2), Deus retirou sua ira e poupou os habitantes da cidade. Essa sentença bíblica é uma daquelas que deixam os crentes confusos, porque temos a percepção de que Deus não muda seus decretos, embora existam passagens bíblicas específicas onde isso aconteceu. Como entender esse fato?

As ações e decretos de Deus podem ser distribuídos em diversos tipos. Todo decreto das alianças de Deus são firmes e não podem ser mudados. Mas entre as comunicações de Deus com a raça humana, existem as advertências proféticas, como essa de Jonas, que eram uma ameaça, não uma condenação absoluta, cujo objetivo era levar seus ouvintes ao arrependimento. Como os ninivitas cumpriram a condição de se converterem de seus maus caminhos, o Senhor anulou o julgamento tendo em vista o arrependimento genuíno que eles tiveram. Assim como Jonas, eles receberam de Deus uma segunda chance.

O Deus Soberano ordena tanto os meios como os fins do seu plano soberano, e de acordo com o modo como os homens respondem a sua palavra, Ele é livre para lhes responder do modo como quiser. Ele pode anular uma sentença, adiá-la, diminuir ou aumentar o grau do castigo, enfim, Deus faz o que quer e como quer.