Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A fé garante o que esperamos  |  Pr. Olavo Feijó

Hebreus 11:1 - ¶ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

A Carta aos Hebreus revela-nos a 'substância' da fé: "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram aprovação de Deus" (Hebreus 11:1).

Porque "Deus é espírito", nós não podemos vê-lo com nossos olhos físicos. Ao revelar Sua verdade à 'mulher samaritana', o Senhor declarou: "Deus é Espírito e, por isso, todos os que O adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade" (João 4:24). A fé, então, é um estado de espírito, um sentimento profundo de estabilidade interior, que independe das possíveis 'evidências' do mundo exterior, no qual estamos inseridos existencialmente.

Foi por isso que Jesus revelou à samaritana: "Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em Mim nunca morrerá. Você acredita nisso? - Sim, Senhor, disse ela. Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo" (João 11:25-26). A fé garante aquilo que esperamos. Aquele em Quem acreditamos continua poderoso, do mesmo jeito que sempre se manifestou, através da história humana.