Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Fugir de Deus sempre é "descer"  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Jonas 1:3 - Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

Conto a história de Jonas nesse vídeo, vale a pena assistir: ==> www.cutt.ly/ImNQ35o

Motivado pelo medo e pelo egoísmo, Jonas decidiu de não corresponder ao chamado de Deus e, de alguma forma, fugir de sua presença. Suas decisões tolas são expressas rapidamente na introdução do livro, sem que existam detalhadas suas motivações, uma vez que elas parecem estar bem óbvias aos seus leitores.

- "Jonas fugiu da presença do Senhor", isto é, deu as costas à palavra de Deus e ao serviço para o qual foi comissionado.

-"Dirigiu-se para Társis", a última cidade conhecida, no extremo-oeste do continente, onde hoje provavelmente fica a Espanha. Era o caminho oposto ao da cidade de Nínive. Se Deus quer falar com Nínive, não devemos fugir para Társis.

-"Desceu para Jope", uma cidade portuária onde ele poderia embarcar para o seu trágico destino. Sua fuga é retratada como uma descida.

-"Pagou a passagem", profetas no Antigo Testamento não costumavam contar com muitos recursos, mas Jonas garantiu de alguma forma ter condições de pagar o preço para embarcar. E, a própria Escritura afirma sua motivação: "para fugir do Senhor".

Em sua "fuga da presença de Deus", note o que a Escritura afirma: ele desceu para Jope, de lá, desceu para o navio, desceu para o porão e depois desceu para a barriga do peixe. Fugir de Deus é sempre descer.