Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Jonas, o missionário errante  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Jonas 1:1 - ¶ E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

Conto a história de Jonas nesse vídeo, vale a pena assistir: ==> www.cutt.ly/ImNQ35o

Não há muitas dúvidas a respeito da autoria do livro de Jonas. A maior parte dos estudiosos considera que Jonas tenha sido não apenas personagem da história, mas o autor do escrito. Contudo, à parte do livro, sabemos muito pouco a respeito do profeta. O pouco que pode ser lido a seu respeito no Antigo Testamento encontra-se em 2 Rs 14.23-25.

Segundo essa informação contida no texto bíblico, acreditamos que o ministério de Jonas tenha acontecido entre 750-613 a.C, período anterior ao exílio babilônico, nos dias do reinado de Jeroboão. Foi graças ao ministério de Jonas que o rei de Israel restabeleceu as fronteiras da nação. Nada mais é dito a seu respeito em todo o Antigo Testamento.

Além disso, é importante notarmos que Jonas é um livro repleto de relatos sobre ações sobrenaturais de Deus, a saber: a revelação que Jonas recebeu, a tempestade no mar, o grande peixe, um arrependimento generalizado dos Ninivitas, o crescimento de uma aboboreira e sua destruição repentina, o que faz com que muitos críticos o tenham como uma parábola e não como um livro histórico. Contudo, Jesus faz uso da mensagem do livro, o que chancela os seus relatos como verídicos e históricos. Assim como Jesus considerou o livro de Jonas como um fato histórico e um excelente recurso para sua pregações, queremos com a graça de Deus extrair desse livro uma porção considerável do coração de Deus ao nosso coração!