Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O vale de ossos secos!  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Ezequiel 37:1 - ¶ Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Deus deseja fazer de você um instrumento no vale de ossos secos! Assista ==> www.cutt.ly/Tmu8Nd2

Toda a profecia de Ezequiel acontece em um contexto glorioso de visões e revelações sem precedentes em todo o Antigo Testamento. E no capítulo 37, lemos uma das mais famosas visões do livro, a do vale de ossos secos. Levado pela mão do Senhor, pelo Espírito, a um vale cheio de ossos, Ezequiel foi questionado por Deus se os mesmos poderiam reviver (Ez 37.1,2).

O profeta, piedoso, afirma no texto que somente Deus pode responder essa pergunta (Ez 37.3). Conquanto reconheça a soberania e onipotência divina, os piedosos não se atrevem a dizer o que Deus fará ou deixará de fazer, afinal, os caminhos de Deus são, muitas vezes, misteriosos aos nossos olhos. Mas o próprio Senhor dá a ordem para que o profeta libere sua palavra e, nesta proclamação ordenada por Deus, os ossos se moveram, uniram-se e se recomporam, mas ainda faltava neles o fôlego de vida (Ez 37.8). Ao receber a ordem de profetizar segunda vez, o profeta libera a palavra do Senhor e então o espírito entrou naqueles corpos e eles reviveram, se puseram de pé, tal qual um exército numeroso (Ez 37.10).

O objetivo do Senhor com essa visão era levar uma mensagem de esperança àqueles israelitas desesperançosos: ainda que o castigo divino tenha reduzido a nação a uma condição similar a daquele vale, o próprio Deus restauraria seu povo e lhe daria novamente sua identidade nacional. Essa obra seria um testemunho às nações da grandeza de Deus e essa profecia cumpriu-se cabalmente em Ed 1,2, quando pelo decreto do rei Ciro, os israelitas são autorizados a regressarem à sua própria terra. Ao longo da história, os israelitas foram dispersos uma segunda vez, mas a sua identidade nacional foi novamente restaurada no ano de 1948. Deus cumpre cabalmente Sua Palavra.