Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Os últimos serão os primeiros  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 19:30 - Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

Comunidades humanas naturalmente diferenciam os seus membros, considerando alguns como melhores e, por isso, mais merecedores de reconhecimento. O conceito de "melhor" é consequência da história das coisas e comportamentos que 'deram certo' e que contribuíram para a estabilidade comunitária e para a sua evolução. Consequentemente, o que é considerado 'melhor', em um grupo humano, nunca será tratado desta mesma maneira, por todas as sociedades humanas.

Jesus ensinou Seus discípulos a seguir um critério completamente estranho ao modo carnal dos valores: "Como vocês sabem, os governadores dos pagãos têm autoridade sobre eles e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros - e, quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para salvar muita gente" (Mateus 20:25-28).

A coisa é, de fato, muito evidente, segundo a Bíblia: à semelhança do Senhor Jesus, nós cristãos temos o dever (e o privilégio...) de servir, enquanto estivermos neste mundo.