Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
As doutrinas da graça, um remédio para a apatia!  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

João 5:8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

Não é hora de entregar os pontos! ==> www.bit.ly/3yJlMxz

Na vida do paralítico, encontro um pequeno vislumbre das doutrinas da graça de Deus. É surpreendente como toda a Escritura nos ilumina para enxergarmos essas verdades ao longo dos textos que nos foram revelados pelo Espírito e que hoje compõe a Bíblia Sagrada. Vejamos:

A depravação total é exemplificada no fato de que a doença impossibilitou o homem de se voltar para Deus. Ele conseguiu chegar no tanque, mas não na fonte. O homem no pecado não pode buscar a Deus, sendo necessário que o próprio Deus o resgate;

A eleição incondicional é vista no fato de que o paralítico nada fez para obter o favor de Jesus, mas o Salvador o escolheu para demonstrar seu poder. Da mesma forma, os pecadores que serão salvos foram escolhidos por Cristo, sem terem mérito algum;

A expiação limitada se observa no fato de que embora houvessem muitos enfermos no tanque, foi somente o paralítico curado. Embora a morte de Cristo tenha poder para salvar a todos, Ele deu sua vida especificadamente para salvar aqueles que escolheu. Nenhuma alma por quem Jesus morreu irá para o inferno!

A graça irresistível se observa no fato de que, embora a esperança do paralítico estivesse em alguém que o levasse no tanque, o poder de Cristo venceu sua incredulidade e o colocou de pé. Quando Deus escolhe alguém, a graça é eficaz para vencer sua incredulidade e levá-lo à salvação.

A perseverança dos santos se observa no fato de que Jesus não deixou o paralítico entregue a própria sorte e foi a Ele para orientá-lo a não pecar mais. Aquilo que a graça começa, ela termina e para isso acontecer, Jesus nos visita, de tempos em tempos, para nos tirar pecados persisentes e nos ensinar a vivermos uma vida em sua presença!

Que eu e você possamos vencer a apatia espiritual e nos lançarmos em uma vida plena na presença daquEle que morrer na cruz do Calvário para nos salvar. Que pelo evangelho, nos arrependamos de nossos pecados e nos voltemos de corpo, alma e coração diante daquEle que nos amou e que enviou seu Filho para morrer a fim de nos resgata. Que Ele te abençoe!