Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Segundo as tuas forças  |  Pr. Olavo Feijó

Eclesiastes 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Fazer malfeito um trabalho é pior do que não fazer. Trabalhar bem significa duas coisas: de início, significa um conhecimento realista das exigências próprias, tanto daquilo que é adequado, quanto das características que são alheias ao adequado.

Aquilo que foi mal feito, na realidade não foi feito. Mais ainda - o "mal feito" produz situações conducentes a prejuízos maiores do que as condições problemáticas iniciais. Todos estes raciocínios estão implícitos na mente do autor do livro de Eclesiastes, quando nos ensinou: "Tudo o que você tiver que fazer, faça o melhor que puder... porque no mundo dos mortos não se pode fazer nada" (Eclesiastes 9:10).

Meu pai, quando queria nos corrigir, diante da nossa postura de negligência, nas nossas tarefas, costumava dizer: "o castigo do preguiçoso é que, no final das contas, ele descobre que a preguiça nos obriga a trabalhar mais...". Uma das lições embutidas no Livro de Provérbios afirma: "O preguiçoso não consegue o que deseja..." (Provérbios 12:27).