Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Arar é olhar para frente  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 9:62 - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

A maneira mais errada de caminhar é ir para frente, olhando para trás... A fim de ilustrar Sua exigência de prioridade, quanto ao discipulado, Jesus ilustrou Seu ensino comparando a obra missionária com o trabalho do lavrador, quando semeia o campo: sempre que olhamos para trás, nossa caminhada termina errando aquele alvo que tínhamos escolhido, lá no princípio.

A postura da exclusividade evita o desperdício de forças. Afinal de contas, escalar um monte exige, de quem pretenda fazê-lo, obedecer a conduta própria do alpinismo, por mais que tenhamos praticado as exigências da corrida dos cem metros sem barreiras.

O ensino de Jesus faz todo o sentido: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus” (Lucas 9:62). Ser cristão é seguir a Cristo, levando a sério o conselho de Paulo: “que ficaram para trás, prossigo para o Alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14). Não somos obrigados a viver como escravos do pecado: foi exatamente para este objetivo que o ministério de Jesus Cristo foi estabelecido pelo Senhor Jeová: para vivermos de fé em fé, até a estatura do Varão Perfeito, em Cristo Jesus, nosso Senhor (Efésios 4:13).