Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O que o irmão mais velho representa?  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Romanos 10:3 - Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

Será que você é um "irmão mais velho"? ==> www.cutt.ly/plJDDH2

No contexto da parábola do filho pródigo, o irmão mais velho representa os fariseus, que julgavam-se merecedores do Reino de Deus e que desprezavam os demais por não serem tão bons quanto eles. Para os tais, era inconcebível a mensagem libertadora de Jesus, que oferecia perdão a publicanos, prostitutas, gentios e outros grupos que eles jugavam não serem merecedores de salvação.

Esse conceito de autojustificação apareceu primeiro no Éden. Quando Adão desobedeceu o mandamento de Deus e cobriu sua vergonha com folhas de figueira, ele estava demonstrando que desejava cobrir seus pecados sem contar com a graça de Deus. Como sabemos pelo texto, Deus reprovou aquelas vestes improvisadas e ofereceu a Adão a única forma de cobrir a vergonha do pecado: no sacrifício de uma vítima inocente, a vergonha do homem poderia ser coberta.

Desde então, parte dos filhos de Adão seguem cometendo o mesmo erro, desprezando a Deus e buscando na justiça própria uma forma de aplacar a sua consciência agitada. Você percebe esse mal corroendo a alma dos homens dentro e fora do ambiente da igreja.