Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A nação com Deus é feliz  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 33:12 - ¶ Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.

Nos tempos da antiguidade bíblica, cada povo era caracterizado pelo deus que adorava. A produtividade das lavouras era atribuída à divindade responsável pelos campos. Em uma guerra, todos acreditavam que a vitória nas batalhas acontecia quando um deus era mais forte que o do povo perdedor. Daí o conteúdo do Salmo, quando declarou: “Feliz é a nação que tem por Deus a Jeová: o povo que Ele escolheu para a Sua herança” (Salmo 33:12).

No Novo Testamento, Paulo evolui de uma responsabilidade religiosa coletiva, para uma postura pessoal: “Cada um dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). Neste caso, nação abençoada passa a ser aquela que possua cidadãos que se considerem individualmente responsáveis, diante do Senhor.

Qual é o peso que “poucos” justos têm, diante da justiça divina? A resposta a esta pergunta Jeová deu a Abraão, quando este intercedia em favor de Sodoma e Gomorra, as cidades que se tornaram o símbolo do pecado e da iniquidade humana. Na sua apelação pelas cidades, finalmente Abraão argumentou: “Porventura achar-se-ão ali (somente) dez (justos). Respondeu o Senhor: Não a destruirei, por amor dos dez” (Gênesis 18:32). Vale a pena, então, interceder por nossa Pátria.