Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Fé: uma postura da alma  |  Pr. Olavo Feijó

Hebreus 11:1 - ¶ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

O autor da Carta aos Hebreus escreveu sobre a fé de uma maneira simples e, ao mesmo tempo, profunda: “A fé a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11:1). Esta definição de fé nos chama a atenção para duas realidades transcendentes.

A pessoa que tem fé não se sente presa ao aqui e agora. Nossas realidades concretas de hoje são o fruto de pessoas que, no passado, não se limitaram às coisas óbvias do seu entorno e ousaram quantificar as possibilidades do futuro. Sementes se tornam árvores quando são enterradas no solo, regadas e cuidadas. A fé olha para as sementes e descobre, nelas, o milagre do desenvolvimento, capaz de gerar frutos e novas sementes. A prática da fé encoraja uma vida de fé.

Quando Simão Pedro declarou que Jesus “é o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16), o afirmou: “você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do Meu Pai, que está no céu” (Mateus 16:17). Pela fé, Pedro olhou para Jesus, um simples ser humano, e percebeu Nele “o Filho do Deus vivo”: quem tem esta experiência, pela fé, é um bem-aventurado. Fé é uma bem-aventurança, é uma vivência espiritual ocorrida dentro das limitações de um ser humano, como nós somos.