Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O maior feito da história  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Mateus 1:18 - ¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

Mateus faz um cuidadoso registro do nascimento de Jesus. Inspirado pelo Espírito Santo, ele contemplou diversos aspectos do cenário envolvendo este fato histórico incontestável. Veja só: ele afirma que “o nascimento de Jesus Cristo foi assim” (Mt 1.18). Para Mateus, Jesus não “apareceu” ou se “manifestou”; ele “nasceu” e isso aponta para o fato de que o Messias esperado por Israel deveria surgir desse modo.

A palavra de Deus dada no Éden afirmou que uma semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). Perceba que em nenhum momento Mateus cita José como o pai de Jesus, porque esse Messias deveria nascer somente por uma mulher. Isso foi corroborado quando Isaías afirmou que a virgem conceberia e daria a luz um menino (Is 7.14). Mateus explica que esse milagre, chamado por nós cristãos de “Encarnação”, foi possível por uma ação criativa do Espírito Santo, que gerou no ventre de Maria o embrião do qual nasceria o Salvador (vv.18,20). Jesus é, portanto, humano, porque carrega o DNA de Maria, mas é divino, porque embora existisse desde a eternidade passada, foi gerado pelo próprio Deus a fim de se tornar um de nós.

O maior feito na história da sociedade humana, sem dúvida, não é a do homem ter pousado na lua, mas a de Deus ter se feito homem e pisado na terra. Porque Ele nasceu, todos nós podemos renascer pela fé em Seu nome e viver à luz da esperança que Ele nos trouxe. Que essa luz irradie no seu coração.