Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O justo viverá pela fé  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 1:17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Todos nós, cristãos, já tivemos a oportunidade de sofrer, por causa dos perigos e perseguições que o mundo joga em nossa existência. Ao escrever esta frase, repetimos aquilo que Paulo, pelo fato de ser seguidor do Cristo, sofreu durante todo o seu ministério. “Eu não me envergonho do Evangelho, porque ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê... pois no Evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: mas o justo viverá pela fé” (Romanos 1:16-17).

E que é este viver pela fé? O escritor da carta aos Hebreus deu-nos uma definição profunda daquilo que chamamos de “fé”: “A fé é a substância das coisas esperadas e a prova das coisas não vistas” (Hebreus 11:1). O poder da fé exercida pelo cristão é a sua dependência corajosa dos recursos espirituais providenciados pelo amor do Cristo. O cego que mendigava à beira do caminho de Jericó, quando lhe disseram que Jesus passava por ele, clamou em voz muito alta, até ser ouvido pelo Nazareno e conseguir ser alvo do poder curador do Messias! Parece que “viver” pela fé é a postura pessoal de desafiar, com humildade, as promessas do Cristo.

Jesus não disse ao cego: o Meu poder te curou... Por que? Porque o poder transformador do Cristo respeita nossa liberdade. Ele somente trabalha em nós quando abrimos nosso coração para o Seu domínio e o proclamamos publicamente como nosso Senhor. É por isso que “o justo viverá pela fé”.