Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Quem é que gosta de repreensão?  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Eclesiastes 4:13 - ¶ Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.

A repreensão é uma importante ferramenta de correção. Ela deve ser aplicada sempre que identificamos um comportamento inadequado em alguém que pode trazer danos a ele mesmo e aos outros à sua volta. A repreensão, quando sustentada pelo amor e pela verdade, é um ato de extrema nobreza e fundamental para nossa formação, seja secular ou cristã.

A repreensão, contudo, machuca, mesmo quando ministrada em amor. Somente quem falhou sabe de todos os contextos que envolveram o ato falho e muitas vezes quem nos repreende tem uma visão bastante limitada dos motivos que nos levaram a errar. O erro não tem justificativa, é claro, mas circunstâncias diversas podem nos levar a uma falsa percepção de estarmos fazendo o que é certo. Por isso, quem repreende deve ter paciência em ouvir e analisar e quem é repreendido deve ter humildade para sentar-se e aprender. É desafiador!

Eclesiastes diz que “Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão” (Ec 4:13). Agradeça a Deus pelas repreensões justas que você recebeu e por aquelas que te mostraram que mesmo pessoas maduras podem falhar em seus julgamentos. As duas experiências estão lhe tornando a pessoa forte que você é. Deus te abençoe!