Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Como não causar Euticos  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 20:9 - E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.

Paulo estava na cidade de Trôade, a caminho de Jerusalém. Na cidade, reuniram-se os cristãos para ouvir as mensagens do apóstolo, que duraram muitas horas. Um jovem, chamado Eutico, só conseguiu um lugar par ficar: sentou-se na janela, interessado que estava pela mensagem do grande missionário de Jesus Cristo. Assim Lucas relatou o episódio: “Um moço, chamado Eutico, que estava sentado na janela, adormeceu profundamente, enquanto Paulo prolongava mais o seu discurso. Vencido pelo sono, Eutico caiu do terceiro andar e veio a morrer. Paulo foi até Eutico e o ressuscitou, para a alegria de todos os que lá estavam” (Atos 20:9).

Há duas coisas, pelo menos, que podemos aprender do relato acima. Talvez a primeira coisa deva se relacionar com o tamanho da pregação: o sermão de Paulo, ainda que profundo e necessário, durou muito tempo, ao ponto de fazer um ouvinte cair no sono. Caiu no sono e, infelizmente, também caiu de uma janela no terceiro andar, para a sua morte. Pregações não precisam ser grandes demais, ao ponto de cansar e levar ao sono...

A segunda coisa que o texto deve também nos ensinar refere-se ao poder do Senhor que, penalizado com o impacto negativo da queda de Eutico, induziu Paulo a ressuscitar o rapaz. Os bons sermões não devem causar Euticos, mas ouvintes alertas e profundamente motivados, pela qualidade bíblica da mensagem.