Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Deus faz o que quer e ninguém o impede  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Jonas 1:4 - ¶ Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

Uma das coisas que amo no livro de Jonas é a demonstração tão clara da Soberania de Deus. Uma coisa é teorizar sobre Deus ser soberano. Outra coisa é viver essa verdade. Jonas, sendo profeta, certamente sabia disso, mas é provável que não havia experimentado a força do Eterno em ação. Contudo, durante a sua tola fuga da presença de Deus, Ele viu que não dá pra fugir daquele que tudo vê e que ocupa o universo todo (Sl 139). Jonas desceu a Jope e Ele estava lá. Entrou no barco e Ele ainda estava lá. Foi lançado no mar e ali, mais uma vez, Ele enxergou Deus ao seu lado.

Em Jonas, descobrimos um Deus onipresente que está sempre conosco. Ele envia tempestades, faz a sorte cair sobre nós, acalma o mar, salva um servo seu das profundezas da água e faz um grande peixe engolir um homem, preservando-o vivo em seu ventre por três dias para, depois, fazer o animal devolver o homem à margem do mar na rota que ele deveria ter seguido. Deus é assim, faz o que quer.

Ainda que todos esses sinais sejam gloriosos, é na salvação que a soberania de Deus prevalece e aparece. Ele decidiu salvar homens e mulheres através de Cristo e fez, formando para si um povo que sobreviveu a perseguição, guerras, ideologias nefastas e toda sorte de ódio e preconceito. É o Deus Soberano que nos preserva e nos leva a cumprirmos nossa vocação. A Ele a glória para sempre!