Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
“Eu sou a verdade”  |  Pr. Olavo Feijó

João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

O conceito ocidental de verdade tem suas raízes na investigação filosófica da lógica. Os filósofos ocidentais enfrentavam o problema da verdade usando a ferramenta da lógica, que é o silogismo: 1. premissa maior (exemplo – todas as pessoas são pecadoras); 2. Premissa menor (exemplo – eu sou uma pessoa); 3. Conclusão (exemplo – logo, eu devo ser pecador).

Quando Jesus foi perguntado sobre “que” é a verdade, Sua resposta nada teve de lógico ou de filosófico. Pura e simplesmente Ele declarou “EU SOU A VERDADE”.

A verdade é a essência daquilo que é real. Aquilo que não é real é mentira. O Senhor disse que Satanás é “o pai da mentira”. Desde o início, o Inimigo agiu de acordo com sua natureza enganadora, iludindo os seres humanos e desmentindo a verdade do Criador. O texto da Bíblia deve ser interpretado de acordo com as declarações do conjunto das revelações divinas, que apontam para Jesus. Não importa que os seres humanos falem com erudição e lógica terrena. A revelação divina não exige lógica: ela só pode fazer sentido quando a aceitamos pela fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus”.