Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Sem esforço, não dá  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 31:24 - Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.

Ao invés de bancar o bonzinho e fazer tudo, para “facilitar” a vida dos que queremos ajudar, a longo prazo o que nós realmente conseguimos é deformar o outro – ou a outra – criando um paralítico funcional... É isto que, realmente queremos?

O salmista, meditando no problema, conseguiu descobrir o realismo da questão, eliminando todo tipo de romantismo. “Esforçai-vos e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor” (Salmo 31:24).

O que a bíblia está nos ensinando é que as coisas importantes não “caem do céu”. Nem o “maná”, na peregrinação do deserto, foi exceção: os israelitas foram ensinados sobre a maneira certa de “comer o absolutamente necessário, um dia de cada vez”. A lição desagradável que os “espertos” aprenderam foi – acumular maná, para não ficar na mão, caso a providência divina falhasse, só produziu uma coisa, no dia seguinte: maná azedo, estragado! Jesus nos ensinou a pedir “o pão nosso de cada dia”. Isto exige fé. Deus não precisa da nossa orientação. Nós é que dependemos da maneira infalível da providência divina. Isto exige muito esforço espiritual da nossa parte. Mas funciona. Sempre!