Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Davi e Jônatas, dois amigos  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 20:42 - E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.

Davi e Jonas eram diferentes. Jônatas era filho do rei e cresceu no palácio. Davi era pastor de ovelhas e vivia em uma família de gente simples. Depois que Davi matou Golias, Saul levou o jovem pastor, para viver com ele no palácio. Foi então que Jônatas se tornou o grande amigo de Davi, tratando-o como irmão.

“Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porque nós dois juramos em nome de Jeová, dizendo – Jeová será para sempre entre mim e ti, e entre a minha semente e a tua semente” (I Samuel 20:42). Por isso, através da história, Davi e Jônatas têm sido comemorados como o exemplo da profunda amizade.

O autor do livro de Provérbios, comentando o significado profundo da amizade humana, salientou que “há um amigo que é mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18;24). Diz a Bíblia: “O amigo ama em todo o tempo” (Provérbios 17:17).