Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Holocaustos ou obediência?  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 15:22 - Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

No início do reino de Israel, os líderes e os sacerdotes abominaram a prática pagã de sacrificar crianças, queimando-as nos altares. Como um substituto, passaram a sacrificar animais. Com o tempo, o povo perdeu o sentido espiritual dos sacrifícios, acreditando que os rituais lhes permitiam uma vida diária sem ética.

Contra a imoralidade a que o povo se entregou, o profeta Samuel passou a pregar a importância da comunhão responsável com Jeová. “Disse Samuel: Tem, porventura, Jeová tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto tem em que se obedeça à Sua voz? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrifício” (I Samuel 15:22).

Práticas religiosas regulares não substituem o valor espiritual consequente da nossa comunhão com o Senhor. Por isso, Jesus valorizou a postura humilde, mas cheia de amor, da pequenina oferta da mulher viúva. Quantidade não tem o poder de substituir qualidade. O Senhor nos pede, como nossa oferta real, o nosso coração é a partir daí que o Espírito desenvolve em nós a postura de filhos de Deus.