Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Débora, a vitoriosa  |  Pr. Olavo Feijó

Juízes 4:9 - E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.

A Bíblia nos descreve como Deus tem usado pessoas escolhidas por Ele, para o estabelecimento do Seu Reino. As escolhas divinas nunca dependem dos preconceitos humanos, como classe social, força física, ou gênero. Por isso, o Senhor vocacionou Débora como a líder espiritual dos israelitas, na guerra de libertação que derrotou o general Sísera, o homem forte do rei de Canaã.

Quando a profetiza Débora convocou Baraque para comandar os israelitas, “disse-lhe Baraque: se vieres comigo, irei, mas se não vieres comigo, não irei. Respondeu ela: certamente irei contigo. Contudo, não será tua a glória da expedição em que vais. Porque Jeová entregará a Sísera nas mãos de uma mulher. Levantou-se Débora e foi com Baraque até Quedes” (Juízes 4:8-9).

Felizes são os cristãos que aprenderam, na Bíblia, que nossas vitórias acontecem “não por força, nem por poder, mas por Meu Espírito, diz Jeová dos Exércitos” (Zacarias 4:6). Satanás quer nos convencer de que não precisamos de Deus... nem do Seu amor, nem do Seu poder. Paulo nos revela que o poder do cristão depende “da fé que opera por amor” (Gálatas 5:6).