Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
No princípio, Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 1:1 - ¶ No princípio criou Deus os céus e a terra.

É essencial usar um pouco da língua hebraica, para entender melhor o primeiro verso da Bíblia. Na expressão “no princípio”, o texto bíblico original não usa artigo na preposição “no = em o”. Portanto, uma tradução mais rigorosa deveria ser: “por uma questão de princípio, Deus criou”. A hipótese de ver um “quando”, no uso de “no princípio”, impede a interpretação que explicita: “por uma questão de princípio, ou “quando Deus principiou a criar”. A criação começou dentro da mente de Deus, uma vez que a onisciência do Senhor sabe das coisas, antes de qualquer existência concreta do que quer que seja!

Este pequeno – mas importante – detalhe na tradução de “no princípio, Deus” deve estar sempre em primeiro lugar em nossa mente, em qualquer ocasião em que tomamos a decisão de pensar ou fazer alguma coisa, em nossa vida diária.

Neste contexto, vale aceitar o ensino de Tiago: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15). A expressão “se o Senhor quiser” traz em si a revelação de que, antes de qualquer decisão nossa, a decisão do Senhor deve ser consultada e respeitada. Há muitos cristãos que, em primeiro lugar agem de acordo com seus planos. No caso de eles não darem certo, só então dizem: “agora, o único jeito que sobra é entregar a Deus...”. Para cristãos bíblicos, apelar para o Senhor nunca deveria ser o “plano B”. Cristãos bíblicos são aqueles que, por respeitarem as Escrituras, sempre começam buscando o Senhor. “No princípio, Deus” sempre dá certo.