Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Diaconia: Espírito Santo e serviço  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 6:3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

A igreja cristã em Jerusalém crescia cada vez mais. Com um maior número de pessoas e com uma diversidade crescente de necessidades comunitárias, os apóstolos acharam por bem criar diferentes funções para satisfazer as diferentes necessidades do povo. E foi assim que a função do ‘diácono’ foi estabelecida.

“Então os doze apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram: Não está certo nós deixarmos de enunciar a palavra de Deus, para tratarmos de dinheiro. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria e nós entregaremos este serviço a eles” (Atos 6:2-3).

Poucos anos depois, o tema do serviço cristão e o da habilitação divina para a sua execução, foi explicitamente esclarecido por Paulo, quando escreveu aos Coríntios sobre os dons espirituais (I Coríntios 12, 13 e 14). Aqueles princípios, revelados através de Paulo, continuam sendo nossa doutrina do serviço cristão. Porque as necessidades são diferentes, também os dons são diferentes. O Senhor de toda esta dinâmica continua sendo o Espírito Santo.