Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Por que nos escondemos do Senhor?  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 3:10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Enquanto o primeiro casal humano viveu em obediência às orientações do Criador, tudo ocorreu abençoado, por causa da paz do Senhor no coração do homem e da mulher. Aos poucos, Adão e Eva começaram a desconfiar que o Senhor não os queria livres, vivendo do jeito que lhes parecesse melhor. O não comer da “árvore que está no centro do jardim” foi uma forma simbólica, usada pelo Senhor, para ensinar aos seres humanos que a vida correta saudável, aprovada por Deus, exige disciplina espiritual.

Por que nos escondemos do Senhor, quando vivemos em desobediência espiritual? Porque nossos olhos, que foram abertos para “ver” a Deus, passam a ficar nublados. Aí, ao invés da intimidade total com Deus, que podemos desenvolver com confiança e alegria, nossa vaidade e egocentrismo nos convencem de que o Senhor é preconceituoso e não nos aceita, em função de nossas imperfeições e crendices.

Quando Deus criou o ser humano, ficou muito satisfeito: “viu que era muito bom” (Gênesis 1:31). A grande diferença entre o ser humano e todos os outros animais foi “a imagem e semelhança” (Gênesis 1:26) - o que, dentre outras interpretações, pode significar a capacidade de também dizer “não” ao convite do Senhor. A Bíblia declara que o Cristo nos ensina a dizer “sim” ao Senhor: “A vida eterna é esta: que Te conheçam como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a Quem enviaste” (João 17:3). Com Cristo, não nos escondemos do Senhor, por ter conhecido a imensa qualidade espiritual de viver em comunhão com Ele.