Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quem “és” vem antes de “quem sou”  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 9:5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

O recém nascido é um ser vivo, sem consciência própria. Ele recebe alimento, reage bem aos cuidados que recebe, expressa seu bem-estar sorrindo e expressa seus incômodos chorando. Mas se lhe perguntarmos como é que ele sabe a diferença entre a pessoa que o alimenta e pega no colo – o seu tio materno, que o está visitando – o recém nascido nem sequer saberá que pessoas ausentes do seu berçário “vivem”... A reação do nosso bebê, com relação ao mundo, em nada difere da reação de Saulo de Tarso, viajando na estrada para Damasco, quando uma visão intensa lhe agrediu os olhos!

Lucas informa detalhes e nos diz que Saulo, completamente atônito, perguntou à visão: “Quem é o Senhor?” (Atos 9:5). Aí, continuou o autor, registrando o diálogo que transformou Saulo, o fariseu, em Paulo, o apóstolo dos gentios. “Eu sou Jesus, Aquele que você persegue. Levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que você deve fazer” (versos 5 e 6, cap.9). o contexto bíblico nos demonstra que o descobrir a pessoa que a gente é, sempre significa descobrir a missão que a gente recebe do Senhor.

O verdadeiro cristão, de acordo com os dados históricos da Bíblia, quando experimenta o poder da convocação do Cristo, não consegue se acostumar com uma vida sem frutos espirituais. Ser cristão, como disse Paulo, é “combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé”.