Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
No princípio ... Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 1:1 - ¶ No princípio criou Deus os céus e a terra.

Há uma expressão muito encontrada entre os discípulos de Jesus: “Bem... nós tentamos tudo que podíamos – agora, a única coisa que nos resta é orar...”. A frase, se for logicamente analisada, baseia-se em um absurdo teológico. Ela veio da crença de que nós é que somos responsáveis pelo nosso destino – e que o Senhor Deus somente deve entrar em jogo quando nossos recursos falham! Ainda que mal comparando, ela lembra a postura da pessoa que espera até seu dente apodrecer para, e só então, pedir a ajuda de um dentista – o qual, por uma questão profissional óbvia, não poderá ver nenhuma saída inteligente, senão a da extração...

Desde seu primeiro versículo, a Bíblia rejeita definitivamente esta nossa atitude de apelar para Deus somente no caso de último recurso. “No princípio, criou Deus o céu e a terra” (Gênesis 1:1). O universo era sem forma e vazio. Entregue a si mesmo, o universo nem sequer existia. A realidade e a essência de tudo estava em Deus. Nunca poderemos encontrar significado na criação se decidirmos ignorar o Criador.

Escrevendo aos Efésios, Paulo nos revela a profundidade, a extensão e o amor da criação concretizada por Deus. “Deus nos escolheu Nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e sem defeito perante Ele e, em amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por Jesus Cristo...” (Efésios 1:4-5). Eis, então, a mensagem profunda que lemos na revelação bíblica: se queremos um bom princípio – em tudo – o jeito é depender de Deus. Além disso, se nosso desejo é viver uma vida espiritualmente e humanamente abundante, o caminho continua sendo “viver em Cristo”.