Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Ajuda aos idosos  |  Pr. Olavo Feijó

32:9 - Os grandes não são os sábios, nem os velhos entendem o que é direito.

Nem sempre o acúmulo de idade significa sabedoria e capacidade de fazer melhor as coisas. É o que nos diz a Bíblia: “Nós não ficamos mais sábios, com a idade. Nem sempre os velhos sabem o que é certo” (Jó 32:9).

A tradição humana, na maioria das culturas, declara que existe mais sabedoria nos idosos, do que nos mais jovens. O grupo dirigente, na maioria dos povos, tem sido composto de pessoas com maior experiência de idade. Com o avançar da civilização, todavia, os recursos médicos vêm estendendo a sobrevivência das pessoas. Longevidade, hoje em dia, está começando a criar um grande problema econômico e social: o número de aposentados, por alguma forma de incapacidade, vem ficando maior do que o número das pessoas mais jovens, ativas no mercado de trabalho.

O texto do livro de Jó, então, é de muita atualidade. Ser idoso deixou de ser, automaticamente, evidência de melhor postura, diante das exigências naturais da vida. Conviver bem com os idosos, então, é necessidade atual e importante. Nos dias de hoje, ajudar os cidadãos idosos implica estabelecer as bases de uma comunidade mais equilibrada e mais funcional.