Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Esperança, só em Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 62:1 - ¶ [Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Jedutum] A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Somos instruídos, desde a infância, a confiar nos nossos próprios recursos. Quando nossa inteligência e nossa força conseguem os objetivos que planejamos, o impacto é grande e tem a capacidade de nutrir nossa autossuficiência. Por isso, quando a Bíblia nos mostra o caminho de depender de Deus, corremos o risco de ser acusados de negligência pessoal.

O Salmo 62 é o antídoto da autossuficiência humana: “Somente em Deus encontro paz: é Dele que vem a minha salvação” (Salmo 62:1). O temo paz deve ser usado não como ausência de problema, mas como uma postura de equilíbrio interior, mesmo quando a situação exterior apresenta ameaças e perigos. É este tipo de paz a que a Bíblia se refere: paz interna, que subsiste, a despeito das comoções externas.

Como nós, o salmista também foi cercado por guerras, ataques, injustiças. Como nós, o salmista também experimentou situações de engano, que prometem o bem estar, mas que apenas alimentam tristezas e feridas. A Bíblia não condena o auxílio mútuo e a postura honesta da interdependência. O que a Bíblia não encoraja é a falta de confiança em Deus. O Senhor nunca falha. Ele nos ajuda mesmo quando não reconhecemos Sua presença. Daí a certeza do salmista: “Somente em Deus encontro paz”.