Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Profetas genuínos ajudam  |  Pr. Olavo Feijó

Esdras 5:1 - ¶ E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.

Como punição por sua desobediência ao Senhor, o povo judeu sofreu a destruição de Jerusalém e do Templo construído por Salomão. Dario, rei da Pérsia, autorizou a reconstrução dos muros da cidade e do Templo. A orientação da empreitada veio do Senhor, através de dois dos Seus profetas: “O profeta Ageu e o profeta Zacarias, filho de Ido, começariam a dar aos israelitas que estavam em Judá e em Jerusalém mensagens que haviam recebido do Deus de Israel” (Esdras 5:1).

Não faltaram pressões, vindas dos inimigos vizinhos, buscando enfraquecer as motivações espirituais dos israelitas. Relendo esta narrativa histórica, descobrimos semelhanças com nossa própria experiência espiritual. Quase todos nós sofremos altos e baixos, alternando vivências de alta qualidade religiosa, com momentos de enfraquecimento espiritual.

O impacto dos profetas Ageu e Zacarias nos confirma a ideia de que nossa saúde espiritual tem sua fonte nas mensagens do Deus de Israel. Paulo elogiou os bereanos, que só aceitaram sua pregação, quando descobriram suas bases nas Escrituras. Sem Bíblia não há revelação. Sem profetas que vivem a revelação bíblica, não há crescimento espiritual.