Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Profetizem ilusões...  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 30:10 - Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.

Diz um antigo provérbio popular que “pior cego é aquele que não quer ver”. Jesus passou três anos, nas pequenas cidades da Judéia (ao sul) até a Galiléia (ao norte), não somente pregando com autoridade, mas, também, realizando milagres e curas. Só que as verdades do Mestre, de tão bíblicas, incomodaram os religiosos profissionais. Sem poder apresentar argumentos sólidos contra Jesus, resolveram acabar com a vida Dele.

Assim agem as pessoas: quando os argumentos não resistem à lógica dos fatos e dos raciocínios, ao invés de reconhecer os próprios erros, apelam para mentiras bem arquitetadas, capazes de iludir os incautos e os inseguros. Com isso, repetem a história das perseguições religiosas. Isaías resumiu essa casta, com a seguinte descrição: “Eles dizem aos videntes: ‘Não tenham mais visões!’. E dizem aos profetas: ‘Não revelem o que é certo!’. Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões” (Isaías 30:10).

Um cristianismo de ilusões não obriga ninguém a raciocinar, nem leva ninguém a fazer um honesto exame da própria consciência. O cristianismo alimentado por Jesus faz de nós modernos Bereanos, motivando-nos a examinar todos os dias as Escrituras (Atos 17:11).